Perfil Epidemiológico da Síndrome Congênita da Zika na X Regional de Saúde de Pernambuco, novembro de 2015 a setembro de 2017

Maternal and child health

Antecedentes/Background:
Entre agosto e outubro de 2015 foram notificados em Pernambuco 29 casos de crianças nascidas com microcefalia, havendo uma hipótese dessa infecção com relação ao vírus Zika durante a gestação. Em seguida, essa relação foi confirmada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), classificando como evento de Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Logo, este trabalho busca ajuda a 10ª Regional de Saúde (X GERES) em todo o processo epidemiológico da doença em seus municípios, para ajudar nas tomadas de decisões e nas ações em relação ao Zika, principalmente nos trabalhos de prevenção e controle vetorial.

Métodos/Methods:
Foi realizado um estudo descritivo dos casos da Síndrome Congênita do Zika na 10ª Região de Saúde do Estado de Pernambuco no período de novembro de 2015 a setembro de 2017 obtidos pelo sistema de notificação Registro de Eventos em Saúde Pública (RESP).

Resultados/Results:
Foram notificados no RESP 108 casos da síndrome congênita no período de novembro de 2015 a setembro de 2017 na X GERES. Destes, foram descartados 95, investigados 8 e confirmados 4. A maioria dos casos notificados são sexo feminino com 63,65% enquanto 36,4% são do sexo masculino. Ressaltando que, dos casos confirmados 3 são femininos e 1 masculino, 100% da zona rural. 96,2% das notificações internas em unidades hospitalares públicas (SUS). Houveram 3 óbitos, 1 confirmado pela infecção do Zika e 2 estão em investigação. Uma mediana do perímetro encefálico dos casos notificados de 32,0 cm, com intervalo de 26,5 a 33,0 cm.

Conclusiones/Conclusions:
No presente estudo destaca-se o fato de todos os casos confirmados serem da Zona Rural, o que enfatiza a importância do fortalecimento das ações para prevenção e o combate vetorial nessas localidades. A baixa completitude nos dados informados no RESP, além de ter sido uma limitação neste estudo, compromete a qualidade do banco de dados.

Please email us if you have any corrections.

If this abstract has been converted into a full article, please email us the link. We would love to help promote your work.